Pular para o conteúdo principal

PRECONCEITO, SERÁ QUE ELE EXISTE!?


                                    Será que o Preconceito existe?
Meus leitores lindas e lindos, viram sentiram firmeza na introdução, escrevi para todos e todas! Sempre inclusiva! Até morrer !
É amores estou hoje com uma missão árdua, falar de uma palavra muito conhecida, na vida de qualquer pessoa desde que surgiu a sociedade que dirá na vida da Pessoa com Deficiência, o Preconceito!
Galera o que de fato significa a palavra Preconceito? ‘’Vamos ao seu significado literal: ‘’ qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico, sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.’’
 Opinião ou sentimento concebida sem o devido exame crítico, gente essa exposição do significado canta aos meu ouvidos, que lindo! Imagina você não me conhece, logo por uma simples e breve observância, de minha vida, rotina , day by day, você constrói uma opinião : - Hum , Fernanda está tetraplégica, ela tem suas limitações físicas são patente aos meus olhos , logo já sei , não dá pra viver com uma mulher dessas ! Ela não faz nada! Parece que vou casar com um bebê, um móvel , (eu juro que ri sozinha agora!)
Mais é isso que acontece quando determinadas pessoas me olham,ah não podemos esquecer que mulher é gorda, porque enche a cara de comida! A negra é puta porque tem bumbum grande deve ser quente na cama, os negros são burros por conta de sua cor, e as profissões ? Professor de Educação Física e Personal Trainner são todos safados! Advogado é tudo bandido! Enfermeiro não entende de nada de saúde!
Quem de vocês nunca ouviram ou reproduziram esse tipo de comentário, até esqueci do emblemático: Mulher no volante é perigo constante! Amores toda essa fala, está incutida em nosso íntimo, são hábitos , costumes quase que inerentes a nossa sociedade! já em nossa infância a menina usa rosa e brinca com bonecas ok..e meninos usam azul e brincam com carrinhos e bola, se invertermos essa máxima o menino será viado e a menina sapatão! E digo essas palavras chulas porque alguns de nós nem se dão  ao trabalho de dizer palavras referentes ao que queremos expressar, no caso homossexuais e lésbicas.. Vamos refletir? No ‘’segmento ‘’ que vivo já ouvi de uma ‘’amiga’’ que : Um homem *andante aquele que não tem deficiência física ou motora ou mental* pode ir até seu bairro para comer você uma vez, casar jamais
Em outra ocasião ela chegou a dizer : A Fernanda ou Anália dá sorte de encontrar um homem que possa pelo menos a comer ! Porque ela depende de ajuda pra tudo!  E aí que voltamos, ao significado , literal da palavra : sentimento hostil, assumido  em consequência da generalização, vocês entendem ?
Amores é óbvio que o preconceito existe , a real é que o pré conceituar , uma pessoa ou circunstância da vida que essa vem atravessando, não necessita de significado, só quem já passou por isso e sentiu na pele sabe a dor de  ouvir certos comentários ,e se sentir excluído, diminuído, isso dói, quem passou ou passa sabe! Mas hoje meu leitor , minha leitora eu venho te indagar o que fazer com tudo isso? Como lidar e  combater o preconceito?
Para se combater, o necessário é que nós venhamos sempre nos pronunciar contra ele, e propagar não o discurso de ódio, e sim mostramos e ensinarmos que somos todos iguais, agora sabe o que realmente você precisa fazer ? É esmerar-se em descobrir o seu real valor como pessoa indivíduo, você precisa lutar para amar-se mais do que tudo nessa vida, sua luta deve se concentrar em se amar e valorizar! Lembra da antiga frase? Se você não se der valor, ninguém irá dar! Pois é essa frase é a mais pura verdade e feliz é aquele que a  aplica em sua vida, não interessa se preciso da ajuda das pessoas, ainda assim sou um ser humano , sei o meu valor e existe um lugar ao Sol para mim !Quem vai definir a forma como sou tratado sou eu !Chegou a hora da pessoa com deficiência buscar seu real valor, não somos pessoas inferiores, somente temos necessidades diferenciadas, todas as pessoas nesse universo tem necessidades, e essas não são iguais.
Nunca mais se coloque numa posição de vítima, ame-se lute por você, porque você é importante para sim mesma.
Ei amiga se o carinha não quer sair com você porque está cadeirante, ou tem alguma outra deficiência, ok , vai seguir sua vida e espere que vai aparecer a pessoa certa, não se humilhe nem se deprecie por ninguém , a vida é feita de escolha , escolha ser feliz.
Se aquele emprego, ou um colega de trabalho, acha que você porque tem uma deficiência não é capaz de desempenhar suas funções no trabalho , não se importe, lute para conseguir sempre mostrar á você mesmo seu valor, como é importante sua existência!
Então para terminar essa postagem dedico essa frase para você que  leu até o final : Ame-se o suficiente para dar conta de seguir em frente quando te deixarem para trás.

 Sua vida vale ouro e eu reconheço a sua importância!
Quer falar comigo? Envia um e-mail npfer9@gmail.com
*Foto retirada do Google imagens*

Comentários

  1. Que lindo lindo perfeito, amei mtu transparente o texto...Adorei vc tem um excelente dom, continue assim <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço demais sua presença aqui e o carinho de comentar ... vc aqui é mt importante pra mim besus..

      Excluir
    2. Eu faço com carinho e adoro oque vc escreve no blog.. vc mereçe besus Lindinha.. <3

      Excluir
    3. Eita felicidade grande a minha de verdade .

      Excluir
  2. Muito bom Fe, adorei. Só acho que você deveria fazer os textos mais curtos e colocar algumas fotos "autorais" dá mais credibilidade pro texto.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o carinho , fotos irei colocar ,mais credibilidade ao texto, são baseados na vida de uma mulher cadeirante no caso eu , logo são reais..grata

      Excluir
  3. O preconceito sempre vai existir . Temos que enfrentar -los de cabeça erguida .
    Coitado é o preconceituoso que nos julga como coitados.
    Até porque o preconceito só da em uma mente limitada, por tanto, o verdadeiro deficiente é o preconceituoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não esperava outra resposta de vc ......que mulher mt grata

      Excluir
  4. Amei o texto. Infelizmente é super triste esse lance de PRECONCEITO.
    Nesses meus 44 anos, quantos não já vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste sim, e devemos combater isso, e nossa resposta será nos amar muito...

      Excluir
  5. O preconceito existe sim, tem certas cituações que realmente nos deixam sem ação ou reação, mas o fato é que temos sempre que seguir em frente independente das dificuldades e preconceitos que encontramos durante nosso dia a dia, e encarar de frente e cabeça erguida é a melhor forma, pois somos capazes de tudo independente das nossas limitações, pois a limitação está na nossa mente, e o impossível e só questão de opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa lindas palavras que felicidade poder ler cada comentário , e ver o crescimento de cada um , como me sinto grata ..

      Excluir
  6. Acho que muitas vezes somos mais preconceituosos conosco do que a própria sociedade. O que pensam de mim ? Sei la!!!! O que eu penso de mim é o que importa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc chegou ou eu tentei chegar com esse texto , existe o nosso próprio preconceito.. isso precisa acabar nós somos importantes sim......valeu viu de verdade ..

      Excluir
  7. Quando fui trabalhar no Regimento, me colocaram em um canto. Me deram uma tesoura, papel e cola. Como se eu fosse "um peso morto" (fica aí e não atrapalhe). Aos poucos mostrei que poderia contribuir para o andamento do serviço. Um tempo depois assumi uma das funções mais importantes da seção. Algumas vezes o preconceito é só desconhecimento de como lidar com um cadeirante. Se derem uma chance, mostramos nosso valor, como qualquer outra pessoa. Sei que também sou preconceituoso. Esses PRÉ CONCEITOS, são heranças da minha vivencia. O que eu posso fazer é manter a mente aberta pra tudo e, deixar que mudem minha opinião sobre determinados temas. Eu sou o que sou. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo pura verdade,eu também tenho incutido em mim , pré conceitos, infelizmente vem de nossa criação , e aos poucos vamos nos construindo,que felicidade amigo ter vc aqui que honra

      Excluir
  8. Parabéns , doutora Fernanda acho que poderia ser uma jornalista. E ter uma coluna num jornal .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa minha linda vc aqui, que honra, ah quem sabe né ? não descarto a possibilidade , e muito grata por sua presença aqui volte sempre te admiro e amo

      Excluir
  9. Infelizmente o preconceito existe e de ambas as partes as vezes ., Mas deve ser combatido de cabeça erguida . Para assim podermos .Buscar uma equidade .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, e concordo ainda mais quando vc menciona ''ambas'' as partes pq ele existe sim , e claro a equidade é o nosso anseio para uma vida melhor para todos e todas , eu amei sua presença aqui de todo meu coração..

      Excluir
  10. Olá Fe! Parabéns pelo blog!!! O preconceito existe e temos que conviver com ele, pois infelizmente não podemos mandar no sentimento das outras pessoas, porém o mais importante é o valor que damos a nós mesmos. É preciso se amar a cada dia, ou corremos o risco de que talvez as pessoas nunca nos vejam como realmente somos de verdade. O que Importa é como você é por dentro, temos direito de viver em igualdade, porém iguais nunca seremos, são muitas as diferenças: cor da pele, cor dos olhos, altura e muitas outras que se eu fosse enumerar não teria espaço. Assim, não podemos mudar o mundo, mas cada um pode melhorar a sua concepção de vida! Então bora levantar a cabeça e seguir em frente!!!! Bjks!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que lindo, é claro que o preconceito existe né, mas existe em todas as esferas, não podemos focar nisso, porque devemos caminhar nos esmerar em saber nosso real valor, dessa forma o preconceito diminui amei sua resposta de verdade volte sempre..

      Excluir
  11. quanto preconceito já passei,, perguntam seu filho se parece muito contigo ou tua filha é a avó paterna identica outra besreira a tua filha mais velha é tua face ,,,,daí pra pior os comentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então existem preconceitos de todos os tipos se pararmos para dar atenção faremos mal á nós mesmos, que felicidade ler seu comentário, volte sempre

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E por falar em Sexo..

                                                                              E  por falar em sexo Olá pessoas lindas! Estou aqui com vocês para conversarmos um pouco sobre o que vai em minha mente, e também sobre a experiência que adquiro conversando com amigos(as) nessa estrada que é a   vida. E por falar sobre sexo tem o objetivo de mostrar para você, pessoa com deficiência que precisamos   conhecer nosso corpo, e procurar ajuda de profissionais para o aprofundamento do assunto, e meu desejo é também alcançar você que não possui deficiência física, mental ou motora, que ás vezes tem curiosidade , ou até mesmo tem vontade de se relacionar e não sabe como se chegar e abo...

Dilemas de uma Cadeirante

Dilemas de uma cadeirante Amiga preciso muito falar com você! Ei !!!!!!!!!!!depois preciso falar com você!!!!!!!!! assim com todas as exclamações para chamar a atenção, eu não curto muito o whatsapp mais confesso, eita bichinho que adianta a vida, salva nas horas de aperto, encurta a distância. Mas vamos ao assunto que não podia esperar... -Sabe, quando você quer namorar ,o que você faz em relação ao cat(cateterismo vesical) ? E será necessário uma pausa para esse assunto que é de extrema importância na vida de alguém que tem uma Lesão Medular,  em meu caso sinto a vontade de urinar só que por motivos óbvios não tenho a capacidade plena de eliminar a urina como antes da Lesão. Aí preciso introduzir uma sonda no canal da uretra para drenar a urina que fica  na bexiga, se essa urina não for drenada as consequências são as piores, como infecções urinárias , e as frequentes infecções podem nos levar a morte, sim muitos cadeirantes morrem não de sua lesão e sim de um...